Aprendendo a se comunicar

A comunicação verbal e não-verbal


Resultado de imagem para comunicação

As pessoas se comunicam através de palavras, expressões faciais, movimentos, gestos, falas, modo de andar, sentar, e esse conjunto de atitudes sempre diz algo sobre nós e sobre o que estamos sentindo, o que muitas vezes pode vir a refletir em nosso exterior.

A comunicação verbal, palavras faladas ou escritas, possui grande importância para transmissão da mensagem, onde uma boa comunicação, clara, objetiva, na qual o outro entenda o que está sendo dito, terá como consequência uma reposta adequada. Por isso, para o receptor compreender com clareza a mensagem transmitida, convém que o emissor repasse de uma maneira que seja facilmente compreendida. O emissor escolhe, de seu repertório próprio, um vocábulo que traduza, com clareza, a mensagem.

O poder da imagem que transmitimos e a comunicação não-verbal não está somente no modo de vestir ou na aparência. É o conjunto de expressões faciais, acenos, gestos, comportamentos, tom de voz, conhecimentos, postura, todos emitidos pela linguagem corporal durante o processo de comunicação, que, utilizada com bom senso, trará de você uma imagem bem construída, causando um impacto positivo de confiança e credibilidade satisfatória para o seu interlocutor.

Algumas dicas abaixo podem ajudar você a demonstrar traços positivos que transmitam suas qualidades da comunicação, facilitando o convívio nas relações profissionais e pessoais:

1- Escolher com cuidado as palavras: as palavras possuem um grande poder de persuasão. O segredo está em como se vai dizer, transmitindo uma mensagem clara, que pode ser dita com cortesia, emoção, respeito;
2- Saber ouvir: não interrompa, preste atenção, escute os argumentos da outra pessoa e retire dali as informações úteis para continuar a conversa;
3- Procurar ser receptivo: faça com que a outra pessoa sinta-se bem antes mesmo de você começar uma conversa. Use um “bom dia”, “com licença”, fazem com que o interlocutor sinta mais confortável e aproxime de você;
4- Utilizar um tom de voz natural: você transmite segurança e confiança nas palavras com um volume sutil e ritmo de leveza na voz;
5- Manter sempre um bom contato visual: você pode envolver a outra pessoa com transparência e honestidade através do olhar;
6- Estabelecer a empatia: muitos querem sentir-se no controle e acabam pecando na comunicação por falta de capacitação e habilidade no trato com outras pessoas. Permita que as pessoas também se comuniquem;
7- Obter conhecimento: buscar informações sobre os princípios, cultura, educação. Pois quando você entende quais os fatores e interesses estão ligados ao receptor, poderá direcionar a mensagem de forma mais eficiente e assim tornar a comunicação mais eficaz;
8- Utilizar as expressões faciais: demonstre que o assunto possa ser animado e interessante, sorria nos momentos certos;
9- Procurar contar com a ajuda dos gestos: lembre-se de que suas mãos não ficam paradas durante uma conversa normal. Apenas fique atento para não exagerar no uso do recurso;
10- Encontrar conexões: enquanto estiver em uma conversa, procure detalhes que conectam a ela. Sejam gostos, viagens, músicas, família, enfim, faça disso a porta aberta para uma nova conversa;


A comunicação é uma herança social, envolve e aproxima os indivíduos, é um dos meios que temos para representar, organizar e transmitir de forma específica nosso pensamento, pois toda linguagem carrega uma visão de mundo. Na linguagem verbal e não-verbal você deve concentrar em suas melhores habilidades e características, é onde estão as suas chances de impressionar. Seja sua própria inspiração e terá sucesso.





Comentários

Postagens mais visitadas