Aprendendo
a se comunicar
A
comunicação verbal e não-verbal
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As pessoas se
comunicam através de palavras, expressões faciais, movimentos, gestos,
falas, modo de andar, sentar, e esse conjunto de atitudes sempre diz algo sobre
nós e sobre o que estamos sentindo, o que muitas vezes pode vir a refletir em
nosso exterior.
A comunicação verbal, palavras
faladas ou escritas, possui grande importância para transmissão da mensagem,
onde uma boa comunicação, clara, objetiva, na qual o outro entenda o que está
sendo dito, terá como consequência uma reposta adequada. Por isso, para o
receptor compreender com clareza a mensagem transmitida, convém que o emissor
repasse de uma maneira que seja facilmente compreendida. O emissor escolhe, de
seu repertório próprio, um vocábulo que traduza, com clareza, a mensagem.
O poder da imagem que
transmitimos e a comunicação não-verbal
não está somente no modo de vestir ou na aparência. É o conjunto de expressões
faciais, acenos, gestos, comportamentos, tom de voz, conhecimentos, postura,
todos emitidos pela linguagem corporal durante o processo de comunicação, que, utilizada
com bom senso, trará de você uma imagem bem
construída, causando um impacto positivo de confiança e credibilidade
satisfatória para o seu interlocutor.
Algumas dicas abaixo podem
ajudar você a demonstrar traços positivos que transmitam suas qualidades da
comunicação, facilitando o convívio nas relações profissionais e pessoais:
1- Escolher
com cuidado as palavras: as palavras possuem um grande poder de persuasão. O
segredo está em como se vai dizer, transmitindo uma mensagem clara, que pode
ser dita com cortesia, emoção, respeito;
2- Saber ouvir: não interrompa, preste atenção, escute os
argumentos da outra pessoa e retire dali as informações úteis para continuar a
conversa;
3- Procurar ser
receptivo: faça
com que a outra pessoa sinta-se bem antes mesmo de você começar uma conversa.
Use um “bom dia”, “com licença”, fazem com que o interlocutor sinta mais
confortável e aproxime de você;
4- Utilizar um tom de voz natural: você transmite
segurança e confiança nas palavras com um volume sutil e ritmo de leveza na voz;
5- Manter sempre um bom contato visual: você pode envolver
a outra pessoa com transparência e honestidade através do olhar;
6- Estabelecer
a empatia: muitos
querem sentir-se no controle e acabam pecando na comunicação por falta de
capacitação e habilidade no trato com outras pessoas. Permita que as pessoas
também se comuniquem;
7- Obter
conhecimento: buscar informações sobre os princípios, cultura, educação. Pois
quando você entende quais os fatores e interesses estão ligados ao receptor,
poderá direcionar a mensagem de forma mais eficiente e assim tornar a
comunicação mais eficaz;
8- Utilizar
as expressões faciais: demonstre que o assunto possa ser animado e interessante,
sorria nos momentos certos;
9- Procurar contar com a ajuda dos gestos: lembre-se de que suas
mãos não ficam paradas durante uma conversa normal. Apenas fique atento para
não exagerar no uso do recurso;
10- Encontrar
conexões: enquanto
estiver em uma conversa, procure detalhes que conectam a ela. Sejam gostos,
viagens, músicas, família, enfim, faça disso a porta aberta para uma nova
conversa;
A comunicação é uma herança
social, envolve e aproxima os indivíduos, é um dos meios que temos para
representar, organizar e transmitir de forma específica nosso pensamento, pois
toda linguagem carrega uma visão de mundo. Na linguagem verbal e não-verbal
você deve concentrar em suas melhores habilidades e características, é onde
estão as suas chances de impressionar. Seja sua própria inspiração e terá
sucesso.
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